[Início] [Requisitos] [Terminologia] [Roteiro] [Etapa 1] [Etapa 2] [Etapa 3] [Etapa 4] [Fim]


Etapa 2. Definindo, editando e visualizando a tradução de políticas

Para esse roteiro de testes, propõe-se a aplicação de uma política para privilegiar tráfego HTTP e POP provindo de uma rede fictícia interna 10.0.1.0/24, ligada ao roteador disponibilizado na rede local de testes. Imagina-se que o roteador de testes é um roteador de borda com duas interfaces, onde uma interface liga a rede local à Internet, e a outro liga à rede 10.0.1.0/24 fictícia. A figura 9 apresenta o cenário fictício completo.


Figura 9. Cenário fictício de exemplo

Neste ambiente, serão usadas as seguintes políticas: uma para identificar tráfego HTTP e POP na interface interna do roteador ("Ethernet0"), e uma última para reservar banda deste tráfego na interface de ligação à Internet ("Serial0"). Tais políticas são definidas a seguir:

(A) if ( (source_ip==10.0.1.0/24)
     and (source_port=={80,110})
     and (transp_proto==TCP) )
    then dscp = 46

(B) if (dscp==46)
    then bandwidth = 1Mbps

A política (A) deverá ser aplicada na interface Ethernet0/0, sentido de entrada, e a política (B) será aplicada na interface Serial0/0, sentido de saída. Os passos a seguir são usados para criar as políticas (A) e (B). A etapa 3 apresenta como aplicar as políticas nas interfaces do roteador, e, por fim, e etapa 4 mostrará como remover as políticas do roteador.

Solicitamos neste momento sua colaboração em responder ao questionário desta etapa 2.


<anterior   próximo>